Topo
O site do Hospital Beatriz Ângelo usa cookies para assegurar uma experiência de utilização adequada e para conhecer o fluxo de visitas e suas características.
Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Para mais informações consulte a Política de Cookies.
Serviço Nacional de Saúde
República Portuguesa

Hospital Beatriz Ângelo

Navegação Principal do site

População "muito satisfeita" com o HBA...

2013-04-09

População "muito satisfeita" com o HBA...

Um inquérito feito a 800 pessoas que, durante o ano passado, recorreram ao Hospital Beatriz Ângelo (HBA) revelou que a população servida por este hospital está "muito satisfeita" com o serviço prestado e não tem dúvidas em recomendar o hospital a quem precisa de cuidados de saúde. Os utentes deram nota excelente à cirurgia de ambulatório e ao internamento e muito bom às consultas externas e à urgência.


Este foi o primeiro inquérito de satisfação aos utentes realizado pelo HBA, tendo sido avaliadas aquelas quatro áreas do hospital – que representam a parte mais substancial da atividade do HBA durante o ano de 2012 e com as quais o hospital será comparado com outras unidades do Serviço Nacional de Saíde. Correspondem também a áreas de atividade em que o impacto do serviço hospitalar e a sua qualidade são mais sentidos pelos utentes.


Assim, na cirurgia de ambulatório - que obteve, nesta avaliação dos utentes, a pontuação mais elevada (91 pontos em 100) -, o trabalho dos médicos e enfermeiros e a qualidade e limpeza das instalações foram os aspetos mais valorizados pelos utentes que foram atendidos neste serviço. Destacaram, em particular, a competência e o profissionalismo dos médicos, a sua atenção e disponibilidade e a forma como explicam aos doentes a sua situação clínica. Mais de metade das pessoas inquiridas sobre este serviço já tinha sido assistida anteriormente no HBA e 2% tinham apresentado uma reclamação.


O internamento obteve a segunda melhor classificação dos utentes – 90 pontos em 100 -, sendo, mais uma vez as instalações e o trabalho de médicos e enfermeiros os aspetos mais valorizados pelos doentes e seus familiares. O conforto e a comodidade das enfermarias e a qualidade global das instalações do hospital estão entre os aspetos que mais foram destacados.


Já nas consultas externas o grau de satisfação dos utentes do HBA atingiu os 88 pontos em 100, uma classificação considerada muito positiva pelos inquiridos. Os utentes deram particular destaque, na avaliação a este serviço, à limpeza e higiene dos gabinetes de consultas e à qualidade do desempenho dos médicos. O tempo de espera para ser atendido na receção e antes da consulta foram também avaliados de forma positiva.


Por fim, o serviço de Urgência foi também considerado positivo pelos utentes do HBA, com 80 pontos em 100. Aqui, os índices de satisfação daqueles que usaram este serviço prendem-se, sobretudo, com a competência, simpatia e disponibilidade dos enfermeiros. O trabalho dos médicos, a resposta em termos de exames e tratamentos e até a forma como são tratados os pertences do doente em situação de internamento pós-Urgência foram outros dos aspetos valorizados pelos inquiridos


A maioria das pessoas que participaram neste inquérito, realizado durante o mês de Janeiro por uma consultora externa, é do sexo feminino, tem idades entre os 45 e os 65 anos e um nível de escolaridade básica ou secundária. A maior parte está empregada como técnico de nível intermédio ou profissional não qualificado.

 

 

voltar
 
 
Luz Saúde, S.A., Sociedade Aberta © 2017