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Serviço Nacional de Saúde
República Portuguesa

Hospital Beatriz Ângelo

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Qualidade e Segurança


O Hospital Beatriz Ângelo assume a qualidade dos cuidados prestados como fator crítico do seu desempenho.



Acreditação de Qualidade

Acreditação global pela JointCommission International (JCI)


Certificações

Certificação ambiental pela norma ISO 14001
Certificação de qualidade pela norma ISO 9001 | Farmácia, Imagiologia e Esterilização, Medicina Nuclear

Para concretizar esta missão, a atuação dos serviços é orientada de acordo com os seguintes princípios:

  • Implementar, manter e consolidar um Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com os requisitos da Norma NP EN ISO 9001 e da Joint Commission International Acreditation Standards for Hospitals;
  • Assegurar o cumprimento dos requisitos aplicáveis e melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão da qualidade;
  • Garantir que os colaboradores estão informados sobre a Política da Qualidade, por forma a assegurar a sua participação e envolvimento na concretização dos objectivos da qualidade;
  • Avaliar a satisfação dos clientes de modo a desencadear ações de melhoria, visando a excelência dos serviços prestados;
  • Estabelecer anualmente objectivos da Qualidade que garantam o cumprimento da Política;
  • Rever periodicamente a Política da Qualidade para que esta se mantenha apropriada;
  • Reger a sua atividade de acordo com a legislação aplicável em vigor.

Para além destas validações externas de boas práticas internacionalmente reconhecidas, a aposta na melhoria contínua implica a avaliação de indicadores a diferentes níveis do ciclo de prestação de cuidados. É a comparação dos valores destes indicadores com os valores obtidos por outros hospitais, médias nacionais e internacionais, que nos permitem identificar áreas de melhoria e áreas onde já somos muito bons.



Dimensões de Qualidade


O Hospital Beatriz Ângelo estruturou a avaliação de indicadores de qualidade da seguinte forma:

  • Dimensão "prestar os cuidados certos” - onde avaliamos a concordância das práticas clínicas desenvolvidas com a melhor evidência cientifica disponível. Nesta dimensão avaliamos os indicadores definidos pela ERS no âmbito do projeto SINAS (Cirurgia do cólon, Neonatologia, Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria).
  • Dimensão "cuidar com segurança” - A segurança do doente é uma preocupação presente em todas as atividades de prestação de cuidados. Nesta dimensão avaliamos entre outros, a conformidade dos nossos processos de segurança, indicadores de infeção, quedas e outros eventos adversos.
  • Dimensão "Escutar o doente” - Porque as expectativas do cidadão evoluem, avaliamos a sua experiência no contacto com o hospital, procurando obter crescentes níveis de satisfação.
  • Projetos específicos - onde individualizamos a análise de resultados de saúde reportados pelos utentes, em diversas condições clínicas; as práticas de focalização no cliente e o conforto e segurança das instalações.

É nosso objetivo manter uma relação sólida e transparente com todos os utentes da nossa área de referência, é neste sentido que assumimos o compromisso com a excelência e com a busca contínua de melhores resultados.


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